fbpx
furadeira quarentena-09
Aprenda a instalar prateleiras e nichos na parede
junho 27, 2020
SulMak JUNHO_reforma na quarentena furadeira
Lixadeira, esmerilhadeira e politriz: o que é melhor para a reforma
julho 26, 2020

Inverno: o melhor momento para podas

SulMak JUNHO_jardim inverno

O inverno é o melhor momento para podas na maioria dos casos. E é muito importante que você faça o controle do porte e da forma das plantas e árvores para incentivar a floração e a frutificação.

O primeiro passo é remover galhos quebrados ou doentes, porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa.

Podador de Cerca Viva

Você conhece o termo “galho-ladrão”? Ele é um galho muito maior do que os demais e por isso rouba a força dos outros ramos e atrapalha o desenvolvimento da planta. Ele deve ser cortado até o tronco.

Gramados
A poda auxilia no aumento de brotos e equilibra o crescimento das gramíneas. Podas muito frequentes tendem a esgotar as reservas nutritivas da grama. Para garantir a saúde do gramado, mantenha a altura de 5 a 10 cm.

Motoserra

Frutíferas
Quando bem realizada, a poda faz com que as árvores produzam mais. De maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera. Mas atenção: não pode arbustos e árvores durante a floração, porque isso significa que elas estão em atividade e a poda será prejudicial à planta. Outra dica: use sempre ferramentas bem afiadas para evitar “machucados” nos galhos.

Árvores
Há vários tipos de podas em árvores: a de formação, que elimina os galhos mais baixos e deixa o tronco livre até a altura de 2 ou 3 m para a circulação de pessoas (quanto mais cedo esse tipo de contenção for realizado, menos a árvore sofrerá); a de adequação, que ajusta a espécie ao local onde ela está inserida; e o corte de galhos mal posicionados. Em geral, são ramos que atrapalham o crescimento e o desenvolvimento de galhos vigorosos e, quando eliminados, permitem a ventilação da copa. Ao realizar o corte, em qualquer uma das situações descritas, faça-o junto ao tronco e sem deixar fiapos para não comprometer a cicatrização.

Fonto: Revista Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *